Home Agenda Cinema Cultural Baobab + Jackson: na batida do pandeiro

Baobab + Jackson: na batida do pandeiro

Data

11 set 2025

Horário

20:00 - 22:00

Localização

Teatro Castro Alves
R. Duque de Caxias, 29, Centro, Araçatuba, SP

Categorias

Baobab + Jackson: na batida do pandeiro

Exibição do curta metragem Baobab (2024), de Bea Gerolin e do filme Jackson – Na batida do pandeiro (2019), de Marcus Vilar e Cacá Teixeira.

Curta
Baobab
O curta narra a história de Zola, uma estudante que enfrenta dificuldades para completar sua árvore genealógica para uma tarefa escolar. Ao compartilhar suas dúvidas com sua avó, Cícera, Zola é conduzida por meio de histórias e memórias de seus ancestrais, descobrindo a profundidade e a riqueza de suas raízes. O filme, dirigido por Bea Gerolin, aborda temas como identidade, ancestralidade e a importância da transmissão oral de conhecimentos.
Bea Gerolin é diretora de arte do Festival de Cinema Negro Contemporâneo, Griot. Formada em Cinema pela Unespar, é também fundadora da produtora Cartografia Filmes.

2024 | 10min | Brasil | Curta
Direção Bea Gerolin

Longa
Jackson: na Batida Do Pandeiro
O filme conta a história de vida e carreira do cantor, compositor e percussionista Jackson do Pandeiro, cujas originalidade e qualidade rítmica incomuns influenciaram gerações de artistas da música popular brasileira. Com depoimentos inéditos de colegas de profissão e familiares, além de raras imagens de arquivo do artista e suas participações no cinema, nos palcos e nas rádios, o documentário remonta uma jornada de altos e baixos, marcada por relações conturbadas, dramas e polêmicas, o estrelato vertiginoso, a queda no ostracismo e a retomada da carreira artística nos anos 1970, até sua morte em 1982.

2019 | 97 min | Documentário
Direção: Marcus Vilar e Cacá Teixeira
Roteiro: Marcus Vilar e Cacá Teixeira
Montagem: Thiago Marques, Marcus Vilar
Fotografia: Thiago Marques
Produção: Heleno Bernardo

As exibições integram a 4ª edição da OJU – Roda Sesc de Cinemas Negros, mostra dedicada a evidenciar a diversidade de criadoras e criadores negros e a potência histórica do audiovisual brasileiro.

📅 11/09
🕖 20h
📍 Teatro Castro Alves, em Araçatuba

plugins premium WordPress

© Copyright 2025. DezoitoSP - Todos os direitos reservados - CNPJ 57.073.588/0001-20